domingo, 17 de setembro de 2017

Começaram ontem as Festas de São Miguel 2017

Foto de Município de Tarouca.Foto de Município de Tarouca.


Foto de Município de Tarouca.

Foto de Município de Tarouca.
Foto de Município de Tarouca.
Foto de Município de Tarouca.
Foto de Município de Tarouca.
A feira de S. Miguel é um acontecimento que data da Idade Média, mas foi D. Dinis que lhe atribuiu importância e a engrandeceu, tornando-a numas das mais famosas de Portugal. 
O comércio desenvolveu-se extraordinariamente. Aqui se vendiam os produtos agrícolas, as mantas , o gado bovino e cavalar. Mas com o rodar dos séculos, transformou-se também num parque de diversões, numa festa.
28 é o dia  que se propaga pela noite dentro, dando lugar às festas da cidade no dia 29, dia  do Arcanjo São Miguel, durante o qual decorre a grandiosa feira anual.
Para todos os Tarouquenses, a feira e festas tiveram sempre um significado especial. A feira representava o diferente, tudo aquilo que permitia esquecer por uma hora ou por alguns dias, a rotina do quotidiano e ansiar pelo ano seguinte.
Hoje, os festejos do S. Miguel trazem  as barracas das associações que dão vida a Tarouca, dos grupos socio-caritativos, sem esquecer os nossos artesãos e os Bombeiros Voluntários.
Montam-se barracas de comidas e bebidas, onde se podem degustar os pratos típicos do concelho, como a marrã e o bazulaque.
Tudo isto trará mais Vida a Tarouca  de 16 a 29 de Setembro.  
( Susana Gouveia,  mensagem recebida por email)

A Cerimónia de Inauguração das Festas de S. Miguel 2017  decorreu em  16 de setembro, pelas 20h30, no Centro Cívico da Cidade de Tarouca

Este  evento, organizado pela Câmara Municipal de Tarouca, abriu oficialmente no dia 16 de setembro, pelas 20h30, no Centro Cívico da cidade de Tarouca. O programa inaugural incluiu uma breve e simbólica cerimónia de abertura e visita aos expositores, a que se seguiu a atuação da Orquestra Ligeira do Vale Varosa.  Pelas 23h00, a festa fez-se pela noite dentro na Casa do Paço de Dalvares, com mais uma edição do Varosa Moments, organizado por Associação da Juventude do Concelho de Tarouca e o DH Tarouca. A IV edição do Varosa Momments foi um sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.