terça-feira, 3 de outubro de 2017

Futebol Clube do Porto em 1º lugar

 
Em 5 de junho, escrevi no Asas da Montanha: "... pela primeira vez em alguns anos, digo que me agrada a escolha. Entre os treinadores apresentados como possíveis, Sérgio Conceição é aquele que me suscita mais confiança. Acredito (...) este treinador é bem capaz de nos surpreender agradavelmente."

E está a surpreender mesmo até ao momento! É claro que o campeonato ainda mal começou e é muito cedo para euforias. Ninguém é campeão no início de outubro.
Mas que o Porto está a jogar bem e a ganhar, isso salta à vista.
Uma equipa sob intervenção financeira, que não pôde adquirir reforços, com jogadores de quem até muitos portistas desconfiavam, treinador novo, imprensa maioritariamente não favorável, a administração que temos e que tanto tenho criticado... Apesar disso, a equipa está irreconhecível para melhor em comparação com os últimos anos.
Sérgio Conceição está a devolver a "alma ao Dragão". Há atitude, esforço, espírito de equipa, trabalho, competência, motivação, exploração das capacidades dos atletas, envolvimento com os adeptos, discurso claro, objetivo e motivador. Sérgio não se refugia em frases feitas, discursos fechados. Expõe-se, assume responsabilidades, é direto, sabe dirigir-se à alma portista sem precisar do chavão "Somos Porto"!
De um  Aboubakar proscrito, de um Marega de quem tantos se riam, está a fazer avançados raçudos, competentes, solidários em campo, eficazes. De um Brahimi, evoluído tecnicamente, mas individualista, está a fazer um enorme jogar de equipa, sem lhe retirar a criatividade.
Fico feliz por 2 jogadores de que sempre gostei muito como futebolistas: Herrera e Sérgio Oliveira. Como estão a jogar bem! Quão importantes são para a equipa!
Para Sérgio Conceição, não há "vacas sagradas". O que conta é a equipa e o compromisso de cada atleta com a equipa. Se for bem para a equipa, Oliver vão para o banco (e tem acontecido).
O plantel é curto, mas enorme em disponibilidade para vencer. Oxalá assim continue.
Quando se está a ganhar, tudo parece correr bem. Até a administração, tão criticada nos últimos tempos, está agora sob um manto de paz.
Mas se ganharmos como todos os portistas anseiam, o mérito é sobretudo do treinador e dos atletas.
Na minha modesta opinião, o grande problema (e já foi a grande solução, mas o tempo não perdoa) é a administração.
Força, Porto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.