terça-feira, 7 de novembro de 2017

Arcebispo polaco preocupado com "uma Europa que está a morrer”

Arcebispo de Varsóvia-Praga, Henryk Hoser. Foto: DR
O arcebispo de Varsóvia, Henryk Hoser, diz que "a Europa está a morrer".
Médico de formação, Hoser foi missionário em Africa, esteve no Ruanda, após o conflito étnico, a pedido de João Paulo II, e, mais recentemente, foi enviado pelo Papa Francisco a Medjugorje. Recentemente, esteve em Portugal, e falou à Renascença.
A Europa está a morrer, é o que dizem as estatísticas, a Europa está a despovoar-se. A Europa perdeu a esperança na vida, desencadeou uma guerra contra a vida, com todas estas novas leis anti-vida que agora se proclamam. Levam à queda drástica da natalidade e a uma redução brutal da população, mas a população é o melhor e mais precioso capital de cada país; são as pessoas que fazem um país", declara.
Habituado a tomar o pulso e a identificar doenças, o arcebispo Henryk Hoser aponta alguns sintomas graves na Europa actual, que acredita estar a padecer de neo-marxismo: “Recusamos a criação, achamo-nos capazes de nos criar a nós mesmos. Considero esta nova atitude como um reflexo do neo-marxismo, desde logo ao desfazer a família e a personalidade, ao renunciar a tudo o que nos determina, à nossa natureza e biologia, à nossa história, ao nosso passado e à cultura que herdámos. Tudo é rejeitado e se pretende construir de novo.”
“Andamos perdidos, vagueamos pelo universo, não sabemos o que escolher, uma vez que há imensas hipóteses, mas já se perdeu o critério de escolha", completa.
A Europa atravessa uma crise demográfica ,e em muitos países, sobretudo a Ocidente e no Norte, têm-se aprovado leis que liberalizam o aborto e a eutanásia ou que alteram o conceito natural de casamento. Para Hoser, esta deriva da Europa tem graves consequências, que poderão vir a revelar-se fatais: “Estamos a criar um vazio. Costuma dizer-se que ‘a natureza tem horror ao vazio’. E, neste vazio, passa a entrar tudo aquilo que nos invade. Estamos a abandonar tudo e a viver dos rendimentos. Não é um bom prognóstico. Por isso estou muito preocupado com o futuro da Europa que não desperta. Isto é muito alarmante."
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.