segunda-feira, 23 de abril de 2018

Uma vez devoto de Nossa Senhora, devoto d'Ela para sempre!


Diz a sabedoria popular que aquilo que o berço dá a tumba o leva.
Cresci como que à sombra do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Ali fui bastíssimas vezes. Por ali passava, vindo de Lamego, a caminho da minha terra. Ali rezei em muitíssimas situações da minha vida, quer em momentos de ação de graças, quer em momentos de maior sufoco de alma. Ali participei com o povo de Deus nas grandes celebrações, novenas e festas. Ali preguei durante a novena, já sacerdote. Ali sinto necessidade de ir  várias vezes, nem que seja para saudar a Mãe do Céu diante da Sua Imagem.
Há mais três espaços sagrados que muito me dizem como pessoa.
 Santuário de Nossa Senhora da Lapa onde meus pais e avós me levaram pela primeira vez aos 8 meses de idade para implorar a ajuda da Mãe para uma calamidade que me aconteceu. Sempre gostei de por lá passar. Não é tanto pelo pão da Lapa que aprecio, é sobretudo para estar com Ela. Os lugares dizem-nos, tocam-nos, envolvem-nos, marcam-nos.

Santuário de Nossa Senhora de Fátima pela paz intensa que me faz experimentar. Então de noite é qualquer coisa!...
 Santa Helena. A minha, a nossa Santa Helena. No regresso da Capela de Santa Helena, já no carro, rezo muitas vezes o salmo bíblico que aplico àquele espaço. "Pegue-se a minha língua ao paladar se me esquecer de ti, Santa Helena!" Santa Helena é única, é mágica, é magnífica! E depois, como cume da Serra, da fé, da paisagem, está a Senhora das Dores! A Imagem que fala!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.